- atendimento1@alternativadedetizacao.com.br
- +55 (21) 98270-8148
Cupim de madeira seca infestar estruturas e objetos de madeira com baixo teor de umidade. No sudeste do brasil, principalmente nos grandes centros como Rio de Janeiro vem sendo a segunda maior praga entre os cupins das áreas urbanas. As colônias são relativamente menos populosas, chegando a ter algumas centenas de indivíduos, quando comparadas as de alguns cupins de solo, que podem conter milhões de indivíduos.
Não há operários verdadeiros, sendo as tarefas gerais realizadas pelos “pseudo-operários” . Os soldados desta espécie tem a cabeça bem escura e fragmótica, isto é, há uma modificação da região anterior, formando uma região mais achatada ou escavada com a qual o inseto pode obstruir um orifício. Como em outras espécies do gênero, as colônias estabelecidas em peças mais longas de madeira, as galerias e as cavidades (câmaras) estendem-se na direção das fibras e dispõem-se mais ou menos concentricamente, segundo os anéis de crescimento, quando existem.cupim de madeira seca
As passagens entre as câmaras são bem estreitas, mas as paredes vão sendo corroídas e as câmaras então aumentadas podem estar vazias ou repletas de grânulos fecais que constituem o famoso “pó de cupim”. Este grânulo terá cor diferente dependendo da madeira consumida , pois é o resto do processo digestivo . O pó de formato granuloso típico nos cupins de madeira seca, não deve ser confundido com o pó finíssimo, parecendo talco, expelido por espécies de besouros também xilófagos, chamadas popularmente de “brocas”.
Enquanto o interior vai sendo consumido a superfície da madeira permanece intacta, podendo ficar apenas um finíssima camada facilmente perfurada com a pressão de um dedo. Na superfície de uma peça infestada há sempre pequenos orifícios circulares por onde os cupins eliminam os grânulos fecais, não, de forma contínua, mas intermitentemente.
Também por estas aberturas podem sair alados na ocasião das revoadas. Alguns orifícios podem ser obstruídos pêlos cupins com matéria fecal líquida que depois endurece, formando um tampão sólido. Esta espécie também pode atacar além de madeira, muitos outros materiais como por exemplo papel, isopor e até mesmo rolhas de vinhos em adegas.
O desenvolvimento das baratas é feito por metamorfose (transformação ) gradual com três estágios diferentes: Ovo, ninfa, adulto.
Ovo: Os ovos das baratas encontram- se dentro de uma câmara denominada ooteca, que pode ou não ser carregada pela fêmea até o momento da eclosão.
Ninfa: É o período compreendido entre a eclosão dos ovos e o estágio adulto, onde ocorre todo o crescimento do inseto, subdividido de seis a treze trocas de peles, denominadas ecdises.
Adulto: Estágio caracterizado pela maturidade sexual e pela presença de asas completas.
Área externa – esgotos (ralos e fossas).
Sala – Atrás e dentro de estantes.
Quarto – Armários, gavetas e moveis tubulares.
Banheiro – Em baixo do gabinete da pia, frestas do azulejo, ralos e guarnição de portas .
Despensa residencial – Estantes, prateleiras e caixas fechadas.
Despensa industrial – Estantes, prateleiras, balanças, motores de geladeiras e caixas fechadas.
Cozinha residencial – Armários, sob gabinete da pia, frestas de azulejo, caixas fechadas e esquadrias de alumínio.
Cozinha industrial – Em baixo e em cima de todas as pias e balcões, estantes e prateleiras, áreas de lavagem de utensílios alimentício, frestas de azulejo, fogão industrial, coifa industrial, portal de portas e janelas e esquadrias de alumínio.
Supermercado/ Padaria – Em todas as gôndolas, balanças, seções, cozinhas e área de preparo.
Área administrativa – Em todos as divisórias.
As baratas geralmente desenvolvem- se em locais quentes e úmidos, podendo viver vários dias sem se alimentar, porém nunca sem água. A simples condensação de vapor serve como fonte de água, e os habitats em que são encontradas, refletem a sua origem tropical. Nutrem – se de todo tipo de alimento usado pelo homem e animais domésticos, assim como resíduos biológicos, lixo e esgotos. Podem ser encontradas em qualquer lugar onde o homem guarda e prepara alimentos. As baratas são mais que um incômodo, pois contaminam os alimentos e ambientes do homem. A associação delas com o lixo, esgoto e material em decomposição as coloca em contato direto com microorganismos, trazendo como conseqüência sérios riscos de contaminação e doenças ao homem. Como:
Gastro enterite, conjuntivite, intoxicação alimentar, gangrena gasosa, diarréia, pneumonia, lepra, salmonelose, disenteria, parasitose, giardíase, amebíase, paralisia, etc. Estes patógenos podem ser transportados aderidos ao corpo ou no trato digestivo das baratas até nossos alimentos e utensílios.
Temperatura preferida: 33º C
Período de incubação dos ovos nas ootecas: 29 – 58 dias
Ovos por ootecas: em média 14 -28
Duração do estágio de ninfa: 23 semanas
Tempo de vida da fêmea adulta: 15 – 81 semanas
N º de descendentes por ano: aproximadamente 800
Para que a presença da empresa no imóvel seja a mais breve possível e sem causar grandes transtornos às rotinas de seu dia a dia, recomenda-se:
• Deixar os armários completamente livres, colocando os objetos, de preferência, em locais que não dificultem o acesso aos locais a serem tratados.
• Não permitir a presença de pessoas ou animais domésticos ao imóvel, durante a execução dos tratamentos, para evitar qualquer tipo de contaminação. Estes poderão retornar ao imóvel após o período determinado pelo departamento técnico.
• Não dormir no imóvel no mesmo dia em que o tratamento for executado. Para pessoas com hiper sensibilidade a produtos químicos esse período deve ser maior e, de acordo com orientação médica.
• Usar os armários após 24 horas, se o local estiver seco. Caso contrário passar um pano seco que absorva o produto, deixar o local bastante ventilado.
• Todas as pessoas deverão sair do local, durante o mínimo de 12 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 24 horas.
• Animais de qualquer espécie deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.
• Utilizar madeiras mais resistentes ao cupim como : peroba do campo, peroba rosa, jacarandá, pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaiba, orelha de moça, roxinho e maçaranduba.
• Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais.
• Evitar estocagem inadequada de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos. • Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle.
• Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel.
• Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente, queimando-as em lugares adequados.
• Em bibliotecas e arquivos, usar, sempre que possível, estantes metálicas.
Estamos empenhados em contribuir para um mundo mais saudável e seguro, um ambiente de cada vez.
Protegendo o que é Mais Importante para Você
Conte conosco para proteger seu lar ou negócio contra as mais diversas pragas.
Nossa abordagem personalizada, aliada a métodos seguros e sustentáveis, destaca-nos como líderes no setor.
A satisfação do cliente é nossa prioridade. Trabalhamos incansavelmente para superar suas expectativas.
Com anos de experiência no setor, nossa equipe demonstra profissionalismo e expertise, proporcionando soluções confiáveis e eficazes.
Nossa equipe passa por treinamentos contínuos para garantir que estejam atualizados com as melhores práticas do setor,
Reconhecemos que cada situação é única. Desenvolvemos estratégias personalizadas para atender às suas necessidades específicas
Estamos Aqui para Atendê-lo a Qualquer Momento
Converse com a nossa equipe em tempo real via WhatsaApp
Fale com nossa equipe pelo telefone. Escolha a sua cidade
Mande um formulário de contato via e-mail